Autor

Jpeg
Acadêm. Direito (UFT)
Ex-estagiário de Juiz (TJTO)
Ex-Bancário (BRADESCO/SA)
Técnico de Cartório Penal (SECIJU)
Téc. Agroindustrial (IFTO, 2014)
Pesquisador (NELPPE/IFTO e DIHVES/UNITINS)
Tradutor (DELE, 2014)
Escritor Jurídico (Pesquisa & Direito)

Screenshot_2017-04-21-18-09-02_1

HISTÓRIA

Giliarde Ribeiro Nascimento nasceu no dia 08 de dezembro do ano de 1995. Viveu grande parte de sua infância na cidade de Goiânia, Estado de Goiás, Brasil. Cursou todo o ensino básico em escola pública, rede municipal, estadual e federal.

Findo o ensino fundamental, ingressou e deu conclusão ao ensino médio integrado ao técnico, em Agroindústria, com duração de 4 anos, no Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Tocantins, o IFTO.

A partir do segundo ano da escola secundária, Giliarde participa de alguns processos vestibulares e recebe aprovação nos cursos de Direito, Administração, Engenharia Florestal e Petróleo e Gás, todos em universidades públicas excetuando-se as duas primeiras aprovações em Direito.

Os 4 anos de estudos numa instituição federal foram contributos ao desenvolvimento lato sensu do estudante. Enquanto discente do ensino médio desenvolveu projetos de extensão e de pesquisa, tornou-se membro de um núcleo de pesquisa científica, atuou como monitor da disciplina de Física e do Centro de Idiomas (Espanhol e Inglês); obteve certificação internacional de proficiência em Língua Espanhola, e fora agraciado com o Prêmio Jovem Cientista Francisco Filho (2014).

Ainda no ensino médio, recebe aprovação para o curso de Direito em programa do Governo Federal para uma instituição de ensino superior privada, a Faculdade Católica do Tocantins, na qual se matricula e começa a cursar concomitantemente ao quarto e último ano do ensino médio e técnico. Esta fora a terceira aprovação no curso de Direito, tendo sido as outras duas, com bolsa integral, em instituições privadas em virtude do mérito acadêmico, como aconteceu na Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO.

Durante o tempo inicial de formação superior, mais uma vez Giliarde é agraciado com o Prêmio Jovem Cientista Francisco Filho (2015). 

Os estudos na faculdade, instituição Católica do Tocantins, duraram uma ano e meio, três períodos completos do curso. Passado este tempo, mais uma vez Giliarde consegue aprovação numa faculdade de Direito, agora, na Universidade Federal do Tocantins – UFT. O mesmo se inscreve e continua seus estudos nesta última instituição.

No decorrer de seu tempo na Católica do Tocantins, Giliarde Ribeiro Nascimento se envolve em atividades voltadas ao curso, sendo (por meio de seleção institucional) membro do Observatório de Direitos Humanos da Católica do Tocantins, seleção obtida em razão de média semestral notória.

Em 2016, ingressa na atividade de estágio curricular na 2° Vara Cível, Família, Sucessões, Infância e Juventude e Cartas Precatórias de Paraíso do Tocantins (Tribunal de Justiça do Tocantins), sob os ensinamentos do magistrado Dr. Océlio Nobre da Silva.

Passados 7 (sete) meses, o acadêmico, blogueiro, tradutor e pesquisador passa por seleção para nova vaga de estágio. E, por meio de processo seletivo curricular e entrevista, é selecionado para  o Gabinete da Vara de Cartas Precatórias Cíveis, Falências e Recuperação Judicial (Tribunal de Justiça do Tocantins), atuando na produção de minutas para o magistrado Dr. Luiz Astolfo de Deus Amorim.

Traçando novos rumos dentro das Ciências Jurídicas, torna-se membro oficial do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Violência, Estado e Sociedade – DIHVES da Universidade Estadual do Tocantins, no mês de fevereiro do ano de 2017. Depois dessa nova oportunidade científica, Ribeiro Nascimento aturá também nas seguintes linhas de pesquisa do instituído grupo: Direitos Humanos, Violência, Cidadania, Segurança e Sistemas Punitivos; e Direitos Humanos, Geopolítica, Relações Internacionais e Direito Internacional.

Ainda no ano início do ano de 2017, marca a história profissional do autor a aprovação em seleção privada (nacional, regional e local) para o cargo efetivo de escriturário no Banco Bradesco S/A. Giliarde Ribeiro Nascimento assume o cargo e exerce o serviço bancário no município de Paraíso do Tocantins.

Transcurso algum tempo, uma nomeação em concurso público da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins coloca o pesquisador em momento decisório, tendo que optar pelo cargo de bancário ou pela carreira pública. Depois de algumas reflexões e análises, Ribeiro Nascimento decidiu “abandonar”  o serviço bancário e tomou posse em cargo público, sendo lotado como Técnico de Cartório Penal, ofício que atualmente exerce.

Neste seguimento, Ribeiro Nascimento se lança em estudos que alavancam sua formação humana e técnico-profissional. Desta feita, cria o blog ” Direito & Pesquisa” com vistas a inteirar-se de atividades de produção científica para o enriquecimento de sua formação na academia.  Ademais, ver nesta iniciativa uma forma de contribuir para com a formação de inúmeras outras pessoas, especialmente universitários, que veem na pesquisa e extensão meios oportunos e necessários para a obtenção de uma formação mais completa e rica.

Anúncios

7 opiniões sobre “Autor

  1. Boa tarde Giliarde,eu tive que ler seu texto e vejo o quanto você é jovem e já entende sobre direito,gostei do que eu vi por aqui,parabéns pelos estudos e seja bem vindo aqui no blog,acho que não tem muito a ver com você. 😀

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi! Tudo bem? Obrigado por se dispor a ler um pouco do meu conteúdo. Temos de passear por várias espécies de conhecimento para nos tornar seres mais completos. Ante o exposto, vejo o seu conteúdo como muito importante. Obrigado mais uma vez e continue acompanhando o Pesquisa & Direito.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s