Assessoria de Juiz

premios

Compartilho a partir deste momento um pouco do meu ganho de experiência ao lado de um juiz de direito.

Há um ano venho tendo a honrosa oportunidade de estar dia a dia ao lado de um profissional que inspira a muitos acadêmicos e jovens das Ciências Jurídicas, o magistrado.

Para início, devo informar que, atualmente, sou estagiário da assessoria e do gabinete do Magistrado Dr. Luiz Astolfo de Deus Amorim, titular da Vara de Cartas Precatórias Cíveis, Falências e Recuperação Judicial do Fórum da Capital Palmas/TO (Palácio Marquês de São João da Palma). Atuo na confecção de minutas (despachos, decisões e sentenças) e na pauta de audiências como escrevente.

O tempo de atividade na assessoria desta brilhante função de juiz tem me trazido muito conhecimento, aprendizado e descobertas. Aprendo diariamente a me colocar como crítico e reflexivo perante as demandas jurídicas que aportam neste juízo, na busca pela melhor solução jurídica pautada nos mais consagrados entendimentos legais, sempre se resguardando nos democráticos institutos magnos defensivos da igualdade, da justiça social, etc. Ao fim e ao cabo, dar uma resposta aos reclamos sociais tão volitivos nos tempos hodiernos é a busca fim de toda a máquina judiciária.

Hoje, com o pouco de experiência adquirida, consigo vislumbrar as relações desdobradas entre autor, réu e estado-juiz com muito mais clareza. O saber jurídico, fatoricamente, ganha roupagem com a aplicação ao caso concreto. É indubitável não premiar a prática para a consolidação de ganhos teóricos.

Repassar os minuciosos ganhos da função de estagiário é por demais requisição que não convém para o atual momento, por demandar mais e mais discussão e tempo. Por ora, vislumbro apenas plantar em cada acadêmico ou interessado/a do grande ganho que se tem ao caminhar à prática jurídica e, se possível, tenham-na com um juiz de direito para melhor compreensão do fenômeno apreciador e decisório do Estado diante do acionamento pelo interessado das vias da justiça brasileira.

Pois bem, senhores e senhoras, deixo-lhes um querido abraço como encerramento. E, caso tenham maior interesse no assunto, podem me contatar que não tardarei a atendê-los.

Anúncios

Uma opinião sobre “Assessoria de Juiz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s