Leitura Diversificada

A compreensão é uma proeza, por assim dizer, do fascínio devolutivo da sedimentação de conhecimentos que ao se interligarem revelam aquilo que se tem na obscura porta da ciência. Alcançar esta habilidade estimável requer leitura, reflexão e crítica sobre escritos que deram ao mundo as verdades, mas que com a instituição de novos estudos vão sendo reconsideradas constantemente. Adentrar no emaranhar de caminhos da árvore do raciocínio humano, é entender que a história precisa de agentes para ser construída. Assim sendo, de que forma podemos alcançar a compreensão?

É pobre considerar que apenas a leitura importa na compreensão.Entretanto, aqui não se quer afirmar que apenas a leitura seja subsídio do conhecimento. Pelo contrário, estou considerando a importância da leitura, da leitura diversificada maiormente, para o desenvolver do institutos humanos. A leitura especializada tem lá seu poder denotado mas, todavia, a leitura diversificada é aquela que definitivamente permite ao ser humano desenvolver a capacidade de compreensão deste amplo universo que de pouco em pouco é posto sob análise e ciência: o saber humano.

images

Google Imagens

Literatura, notícias, revistas especializadas, etc., são assuntos dignos de leitura. Ler em sentido lato significa acessar o mundo, porém,  este mundo não se faz de um único tipo de conhecimento. Portanto, fechar-se num tipo de leitura é rechaçar grande parte do saber. Os conhecimentos se interligam e, desta forma, institui um denominador comum: a razão.

Lendo isto, você poderá apontar: mas e os inúmeros códigos, como a linguagem técnica de vários campos do conhecimento que são defendidos por alguma razão. Sim, os jargões técnicos existem, mas não se apreenda à fácil resposta dada por muitos de que esta prática conserva o saber. Não, o conhecimento é uno e sua construção não pede restrição, pelo contrário, depende da interligação para se dá como tal. É contraditório que tenhamos “classes do saber”, uma vez que isto apenas dificulta o acesso ao conhecimento, porém, ainda nos dias atuais temos uma nítida imagem de algo a ser debatido mais e mais.

Concluo afirmando que ler de forma diversificada abre portas para se compreender mais e melhor o mundo. Se você estuda um área específica, ainda que seja necessário ler muito, convém intercalar as leituras técnicas com leituras despretensiosas. Esta atitude lhe renderá mais absorção do assunto estudado.

Não tenho o intuito de fazer postagens grandes, cansativas. Deste modo, tento discutir as ideias que julgo necessárias de repasse, no menor número de palavras. Agindo assim, não nego continuidade do assunto. Meu e-mail está aberto a vocês. Bom, por ora é isso. Até mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s